GESTÃO MUNICIPAL: ENCERRADA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA COM RECORDE DE ANIMAIS VACINADOS

A campanha de vacinação antirrábica foi iniciada em Graccho Cardoso no dia 27 de setembro e foi encerrada na última sexta-feira, dia 05 de novembro. Durante sua realização foram vacinados 2.286 animais, alcançando 1671 cães e 615 gatos. Em comparação às edições anteriores, os números dessa campanha atingiram o recorde de animais vacinados em nosso município. Além de todo planejamento e execução do cronograma desenvolvido pela Coordenação de Endemias (Fábio Aragão), apoio logístico da Setor de Transportes do município, ficou registrada a fundamental colaboração dos donos dos animais que atenderam o chamado para realizarem esse importante cuidado imunológico.
Realizada por meio do sistema de vacinação casa a casa, a campanha contou com a participação dos Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, os quais executaram o serviço nas duas zonas distritais que compreendem a zona urbana da cidade e a zona rural com todos os povoados.
A vacina antirrábica é adquirida anualmente pelo Ministério da Saúde e repassada aos Estados e municípios para a execução da campanha anual.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura ou lambedura desses animais.

#endemias #vacinacao #antirrabica #cao #gato #sergipe #gracchocardoso #dopovoeparaopovo