O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
O cata-vento de cinco pontas coloridas foi escolhido como símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo, pois expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% da população. A realidade é ainda mais árdua para crianças negras.
Com o avanço da pobreza e extrema pobreza em decorrência da pandemia da covid-19, precisamos estar atentos contra o avanço do trabalho infantil!
Você também faz parte dessa luta!
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE GRACCHO CARDOSO
#SMAS #assistênciasocial #12dejunho #contraotdabalhoinfantil #direitos #gracchocardoso #dopovoeparaopovo