EQUIPES DA SAÚDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE ATUALIZAÇÃO DE IMUNIZAÇÃO

Na última quinta-feira, 17, agentes de saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem participaram de capacitação sobre imunização com a palestrante Ana Lira, da Secretaria de Estado da Saúde (CEADI-SES). No encontro ocorrido no auditório da Câmara de Vereadores, foram abordados assuntos a cerca das vacinas de rotina, mitos e verdades sobre a imunização em geral, bem como reações esperadas na vacinação. Também foram tratadas questões referentes ao uso da Pfizer Baby. A nova vacina tem algumas especificidades, como diluição e armazenamento.
As vacinas são destinadas a crianças de seis meses a dois anos. A princípio, a vacinação desta faixa etária será iniciada por crianças com comorbidade e índios.
De acordo com o Ministério da Saúde, essa vacina passou por diversos testes, é segura e tem mais de 80% de eficácia contra a variante Ômicron, sendo considerada uma vacina muito boa e que tem excelente perfil de segurança para aplicação.
Conforme a enfermeira Jamile Ates, coordenadora municipal de imunização, já temos disponível a Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades tipo cardiopatia, pneumopatia, diabetes, obesidade. Essa vacina tem o esquema diferenciado, com três doses. Sendo que entre a primeira e segunda dose, são quatro semanas de intervalo e entre a segunda e a terceira dose são oito semanas.