REDE MUNICIPAL REALIZARÁ O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SERGIPE

No próximo dia 25, acontecerá na Escola Municipal Dr. Lourival Baptista, a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE). Participarão da avaliação os alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Graccho Cardoso. No período da manhã, às 8h, farão a avaliação os alunos do 2º Ano A e B – 5º Ano A. Já no período da tarde, às 13h30, será a vez dos estudantes do 5º Ano B e C – 9º Ano.
Conforme a SEDUC – Secretaria de Estado da Educação e Cultura, o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), Lei nº 8.595, nasceu em 2019 juntamente com o Programa Alfabetizar pra Valer (Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, em regime de colaboração com os municípios) e a Lei do ICMS- Social. Sergipe foi o vigésimo estado brasileiro a implantar um sistema de avaliação próprio, que aferirá o nível de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos sergipanos, além da aprendizagem no período de ensino remoto.
Ainda de acordo com a SEDUC, serão aplicados testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários para estudantes, professores, diretores escolares, com o intuito de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação sergipana. Os resultados obtidos vão permitir avaliar os níveis de aprendizagem e são um indicativo da qualidade do ensino no estado de Sergipe. Os resultados do Saese, edições de 2021 e 2022, serão utilizados em 2023 para os cálculos das cotas de ICMS dos municípios. Os efeitos financeiros dos cálculos ocorrerão a partir de 2024.

#saese #avaliacao #educacaobasica #ensinofundamental #educacao #financiamento #estudo #sergipe #seduc #semed #gracchocardoso #dopovoeparaopovo