MANOEL VANDEVALDO SANTANA RECEBERÁ TÍTULO HONORÍFICO NA CÂMARA DE VEREADORES

Manoel Vandevaldo Santana, filho de Manoel Henrique de Santana e Maria Etelvina de Santana (Ninfa), nascido em 09/11/1921, no Povoado Moita do Tamanduá, casado com Maria Umbelina de Santana, pai de 13 filhos, conhecido como Seu Vavá, Vavá de Henrique ou Secretário da prefeitura de Gracccho Cardoso, cargo que exerceu por convite do primeiro prefeito da cidade, José Eunápio dos Santos, em 1958, ano de fundação da cidade. Foi demitido em 1963, pelo prefeito João de Oliveira Sá (Joãozinho de Gregório), que tempos depois foi deposto da função, assumindo em seu lugar o vice, Edson Nunes da Mota (Edilson de Bigi).
Em 1964, com a intervenção militar, a prefeitura recebeu visita e inspeção administrativa do Ten. Henrique, do 28° B.C., que aborrecido com a desorganização administrativa, convidou Manoel Vandevaldo a assumir funções na prefeitura. O prefeito Edson Nunes da Mota, tempos depois, por conflitos políticos, se afastou do cargo. O então secretário Manoel Vandevaldo, convidou os vereadores para uma reunião, e sob sua orientação, lavrou-se ata dando posse ao então presidente da Câmara de Vereadores, José Rodrigues Vieira, como prefeito da cidade. A função de Vandevaldo sempre foi exercer o Alistamento Militar dos jovens, mas nunca deixou de ser um atuante colaborador administrativo junto diversos prefeitos, aposentando-se no ano 2000. Mesmo aposentado continuou com o serviço militar, e em reconhecimento por seus serviços prestados, foi homenageado no ano 2000, como colaborador Emérito do Exército Brasileiro (Comando do Nordeste) e no ano de 2007, Colaborador do Serviço Militar (19° Circunscrição do Serviço Militar). Dessa forma, faz-se notória a representatividade do cidadão Vavá de Henrique à população graccho-cardosense como instrumento de auxílio aos jovens para o Alistamento Militar e, também, como importante gestor e colaborador administrativo junto a vários gestores, no que demonstrou grande responsabilidade, eficiência e maestria no cumprimento de suas funções.

*anotações enviadas por familiares.

*Sessão Solene de hoje (29), às 15h.

*Propositura do título: Ver. Vera de Totonho