GRACCHO CARDOSO MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SERGIPE

Na manhã de hoje, 18, nosso município marcou presença no Encontro de Gestores e Gestoras Municipais de Cultura do Estado de Sergipe, realizado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (FUNCAP), no Real Classic Hotel, em Aracaju. A abordagem principal do encontro foi a Lei Complementar de nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, bem como apresentar informações sobre a Plataforma Mapa Cultural. Entre outros palestrantes, destacamos as ações ministradas pela presidente da FUNCAP-SE, professora Conceição Vieira, que fez uma ampla abordagem sobre a lei de incentivo, aspectos da legislação e recursos que o Governo de Sergipe pretende destinar à pasta da cultura. Nosso município esteve representado pelo secretário de Esportes, Cultura e Lazer, professor Adelmo Mota, e por Ricardo Aragão, secretário municipal de Gabinete.

Chamada pública:

Cabe ressaltar que brevemente a Prefeitura de Graccho Cardoso realizará uma chamada pública para cadastrar novos artistas e/ou atualizar informações dos artistas já cadastrados, com o intuito de possibilitar para que todos estejam aptos legalmente e possam ser contemplados pela Lei Paulo Gustavo.

Sobre a Lei Paulo Gustavo:

Criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a Lei Paulo Gustavo é uma forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A pandemia impactou significativamente o setor cultural nos últimos dois anos, sendo um dos últimos a retomarem as atividades.
A execução da nova legislação de fomento à cultura também deve assegurar mecanismos que estimulem a participação e protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, pessoas LGBTQIAPN+ e com deficiência.

Seu nome é homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos. Entre os trabalhos de Paulo Gustavo está a interpretação de Dona Hermínia, no monólogo teatral “Minha mãe é uma peça”, também adaptado para o cinema.

#leipaulogustavo #incentivoacultura #fomentocultural #açõesculturais #economia #cultura #lazer #sergipe #gracchocardoso #gestaomunicipal #dopovoeparaopovo