SAÚDE DO PROFESSOR: EQUIPE NASF REALIZA AÇÃO COM ORIENTAÇÕES DE FONOAUDIOLOGIA E PSICOLÓGICAS

Na manhã de ontem, 24, ocorreu a primeira ação do SAÚDE DO PROFESSOR, projeto idealizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto desenvolvido junto aos professores da rede municipal de ensino contou a palestra da fonoaudióloga, Any Caroline, que abordou sobre as principais causas de afastamento de professores em função de problemas de saúde vocal. Os participantes receberam orientações de como usar a voz de uma maneira menos agressiva às cordas vocais, bem como realizaram exercícios de aquecimento e relaxamento vocal.
Já o psicólogo Luiz Augusto, abordou o tema da somatização, que é quando o estado emocional acaba manifestando sintomas no corpo, como é o caso de perder a voz em um momento de ansiedade, situação que pode desencadear outras questões de saúde.
De acordo com os participantes a ação “SAÚDE DO PROFESSOR” foi bastante proveitosa e todos se mostraram muito satisfeitos com as palestras, exercícios e dicas de saúde recebidas. De acordo com a equipe do NASF, no próximo encontro será aplicado um questionário de satisfação visando saber se as dicas que foram passadas contribuíram de alguma forma para a melhora das condições de saúde dos participantes.

#nasf #saude #educacao #saudedoprofessor #cordasvocais #cuidados #cuidadosdesaude #prevenção #sergipe #gracchocardoso #gestaomunicipal #dopovoeparaopovo